Rua Dr. Guilherme Bannitz, 90 - cj. 91 - Itaim Bibi - São Paulo - SP - 04532-060

(11) 94288.3800

Rua Dr. Guilherme Bannitz, 90 - cj. 91 - Itaim Bibi - São Paulo - SP - 04532-060

Neuroblog

ENVELHECIMENTO ATIVO

Como melhorar a Saúde do seu Cérebro com a chegada da "Melhor Idade"!

Não são poucas as pessoas que já conseguem envelhecer com saúde física e mental.

Acompanhe esse artigo e veja se você está tomando suas atitudes para chegar na “Melhor Idade” com saúde física e mental.

Hoje se fala muito de Envelhecimento Ativo, mas ele nada mais é que o tão já falado Envelhecimento Saudável.

O fato é que com o desenvolvimento da medicina não só na questão física, mas como na mental, podemos hoje dizer que só exercícios, não são o suficiente. Hoje sabemos que nossa mente, nossas atividades sociais, rotinas e hábitos, podem sim influenciar na maneira que envelhecemos.

Doenças como as demências estão muito mais relacionadas com nossos hábitos sociais e mentais do que com atividade física.

Hoje é considerado um Envelhecimento Ativo, quando nos preocupamos com nossa vida social tanto quanto com nossa saúde física. Claro que adicionando a isso, uma boa alimentação e hábitos saudáveis, que vão desde eliminar o quanto antes o tabagismo e alcoolismo, quanto adquirir hábitos de atividades cognitivas.

Ainda numa área não tão clara, vamos tentar explicar aqui o que significa uma boa atividade cognitiva.

Muita gente associa atividade cognitiva com exercícios mentais clássicos, como Sudoku ou Xadrez, mas hoje sabemos que cada indivíduo é único e o desenvolvimento cerebral deve acompanhar o ritmo, as escolhas e a personalidade de cada um.

Por isso incluímos na atividade cognitiva, desenvolver algo que esteja de acordo com você, como por exemplo, se você sempre teve facilidade com exatas, números e cálculos, que tal então aprender algo novo nessa área?

Se a sua facilidade é com o lúdico, literatura, que tal desenvolver mais a leitura, aprender pintura ou alguma atividade nesse sentido. Ou até mesmo, indico estimular outras áreas do cérebro, como aprender outras coisas que não estou acostumado a fazer.

De maneira geral além de tudo que já sabemos para manter nossa saúde hoje e para o futuro, sempre precisamos estar em contato com amigos, familiares, fazer atividades sociais e nunca se isolar. Aprender algo novo é fácil, visto que hoje com a tecnologia em nossas mãos, nunca foi tão fácil ter acesso a informação.

Essas dicas parecem simples e óbvias, mas lembre-se que conhecimento, não é nada sem atitude. Por isso o termo Envelhecimento Ativo, está muito mais relacionado a palavra “Ativo” do que a palavra “Envelhecimento”

Então vamos para a Ação?
« Voltar