Rua Dr. Guilherme Bannitz, 90 - cj. 91 - Itaim Bibi - São Paulo - SP - 04532-060

(11) 94288.3800

Rua Dr. Guilherme Bannitz, 90 - cj. 91 - Itaim Bibi - São Paulo - SP - 04532-060

Neuroblog

NEUROTRANSMISSORES IMPORTANTES E SUAS FUNÇÕES

Dopamina

Controla níveis de estimulação e controle motor em muitas partes do cérebro. Quando os níveis estão extremamente baixos na doença de Parkinson, os pacientes são incapazes de se mover voluntariamente.

Serotonina

É um neurotransmissor incrementado por muitos antidepressivos, tais com o Prozac, e assim tornou-se conhecido como o ‘neurotransmissor do bem-estar’.

Tem um profundo efeito no humor, na ansiedade e na agressão.

Acetilcolina (ACh)

A acetilcolina controla a atividade de áreas cerebrais relacionadas à atenção, aprendizagem e memória. Pessoas que sofrem da doença de Alzheimer apresentam tipicamente baixos níveis de ACTH no córtex cerebral, e as drogas que aumentam sua ação podem melhorar a memória em tais pacientes.

Noradrenalina

Principalmente uma substância química que induz à excitação física e mental e bom humor. A produção é centrada na área do cérebro chamada de locus coreuleus, que é um dos muitos candidatos ao chamado centro de ‘prazer’ do cérebro. A medicina comprovou que a norepinefrina é uma mediadora

dos batimentos cardíacos, da pressão sanguínea, da taxa de conversão de glicogênio (glucose) para energia, entre outros benefícios físicos.

Glutamato

O principal neurotransmissor excitante do cérebro, vital para estabelecer os vínculos entre os neurônios que são a base da aprendizagem e da memória a longo prazo.

Endorfinas

Essas substâncias são opiáceos que, como as drogas heroína e morfina, modulam a dor, reduzem o estresse, etc. Elas podem estar envolvidas nos mecanismos de dependência física.

 
Fonte: CARDOSO, Silvia Helena. Comunicação entre as células nervosas. Revista

Cérebro e Mente. Universidade Estadual de Campinas. Disponível em: <http://www.

cerebromente.org.br/n12/fundamentos/neurotransmissores>. Acesso em: 10 abr. 2009.
« Voltar